Cataratas do Iguaçu/Foz do Iguaçu - Joel Rocha/Seet

Notícias

08/06/2018

Rio Iguaçu foi tema na Semana do Meio Ambiente da Associação Paranaense de Imprensa

Durante os dias 05 a 08 de junho de 2018, Associação Paranaense de Imprensa - API, em conjunto com o Centro de Estudos Brasileiros - CEB, realizou a Semana do Meio Ambiente - Paraná Sustentável, com uma série de palestras e exposições, tendo como local o auditório do Instituto de Engenharia do Paraná - IEP. Na abertura falou o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti, contando com a participação do presidente do IEP, professor José Rodolfo Lacerda, do engenheiro agrônomo Fernando Catanho, do presidente da API, Rafael de Lala, com apresentação do relatório "Agricultura Irrigada no Brasil", feita pelo engenheiro Helder Rafael Nocko, da FAO/Brasil.

Ainda no primeiro dia foi feira uma exposição pela psicóloga Rosana Gnipper, coordenadora da Agenda 21/SEMA, mostrando os resultados do Fórum da Agenda 21 no Paraná. No dia 06 de junho, o engenheiro José Rubel (SEMA), e o engenheiro Roberto Gava (CEB. Gr. Sustentabilidade) falaram sobre "Medidas para mitigar a mudança climática e seus impactos", tendo como sequência a apresentação do engenheiro Ibson Campos (SMMA-PMC), que falou sobre "Gestão Sustentável de Água e Saneamento", com foco no Projeto do Rio Belém. O engenheiro Jurimar Cavicciolo (IEP/Banco de Ideias) apresentou o Projeto do Rio Açungui. Em seguida o tema foi "Uso sustentável dos ecossistemas terrestres", onde a engenheira florestal Sueli Ota (SEMA) e Carlos Ferreira (Apave e Unilivre) fizeram exposições sobre as RPPNs, seguidos de Gary Walker (Apave) que discorreu sobre Regularização de Terras.

No dia 07 de junho, a programação contou com a participação da engenharia agrícola Débora Grimm (SEAB-Prosolo) e dos professores Victor Hoeflich e Luiz A. C. Luchesi (Feag-PR) cujo tema foi "Conservação do solo e recursos naturais", seguidos do empresário Yoshiaki Oshiro, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Japão do Paraná, com complementação dos engenheiros Arnaldo Reinholds (IEP) e Paulo Moraes (Inpar). Na sequência falou o coordenador do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu, Mario Celso Cunha, que discorreu sobre os dois anos de ações no maior rio paranaense e também fez uma apresentação das atividades da Companhia Paranaense de Saneamento - SANEPAR. No último dia do evento foi feita uma apresentação sobre as Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com exposição do engenheiro Felipe Braga Farhat (CDES-PR) e do jornalista Nemécio Muller, coordenador da ODM/ONU), com comentários do professor Gustavo Loiola (CASEM/ACP/ISAE). O engenheiro civil, José Luiz Scroccaro (SEMA) fez o lançamento da cartilha "Uso Racional da Água".

No final dos trabalhos foi feita uma Mesa Redonda, com o tema "Visão Abrangente para a Sustentabilidade de Nossa Casa Comum", com exposição do biólogo José Roberto Borghetti (FAO/Brasil), terminando com uma homenagem ao ex-deputado estadual Neivo Beraldin, que foi o autor da Lei do ICMS Ecológico. O evento teve a coordenação do jornalista Rafael de Lala, que contou com a colaboração do engenheiro Antônio Cruz (CEB), engenheiro agrônomo Fernando Catanho (IEP) e da engenheira florestal Mariese Cargnin Muchailh (SEMA).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.