Cataratas do Iguaçu/Foz do Iguaçu - Joel Rocha/Seet

Notícias

06/06/2018

Governadora Cida Borghetti cria GT para os Parques do Rio Iguaçu

A governadora Cida Borghetti assinou no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, um decreto que cria a Unidade de Gestão dos Projetos (UGP) da COMEC - Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba. A UGP será responsável pelos projetos dos quatro parques da Região Metropolitana de Curitiba, todos das margens do Rio Iguaçu. São eles: Parque Ambiental de Piraquara, Parque Natural do Iguaçu (Araucária), Parque Ambiental Itaqui (São José dos Pinhais) e o Parque Metropolitano do Iguaçu (São José dos Pinhais e Piraquara).

Os parques contribuem para o sistema de contenção de cheias e melhoria da qualidade da água e de drenagem. Também protegem as bacias hidrográficas que são mananciais de abastecimento de água, além da proteção da Mata Ciliar, preservação das Áreas de Preservação Permanente (APP) e recuperação da vegetação nativa. Os quatro projetos receberão investimentos de R$79, 2 milhões, sendo parte em recursos federais, por meio do Programa Avançar Cidades-Saneamento, e parte contrapartida do Governo do Estado do Paraná. A UGP será responsável pela coordenação de todo o trabalho de implantação, incluindo os contatos com o Ministério das Cidades, responsável pelo programa e a elaboração de cronogramas, execução financeira, processos de licitação e acompanhamento e fiscalização das obras.

"Estamos dando um novo impulso ao processo de implantação desses quatro parques, que terão papel importantíssimo na melhoria das condições de drenagem na Região Metropolitana e ainda vão oferecer novos espaços de lazer para a população", afirmou a governadora paranaense, Cida Borghetti. Segundo o coordenador do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu, Mario Celso Cunha, "o Parque Ambiental Itaqui, em São José dos Pinhais, abrange a área de Contribuição Direta do Rio Iguaçu, atingindo o Alto Iguaçu. É lindeiro à futura instalação do Parque Metropolitano do Iguaçu e integra a área de interesse Especial Regional do Iguaçu", disse. Sobre o Parque Ambiental Piraquara ele destacou que "É outra área da Bacia do Alto Iguaçu, junto a localidade de Guarituba, perímetro urbano de Piraquara, muito importante para a proteção ambiental. Quanto ao Parque Natural do Iguaçu, ele fica na foz do rio Passaúna, em Araucária, numa área caracterizada pela presença de cavas resultantes da exploração mineral intensa. As lagoas deverão ser implantadas aproveitando uma sequência de áreas de cava. Seu funcionamento será de detenção de águas diretamente da chuva, e do escoamento superficial no seu entorno. Finalizando o coordenador do GGRI disse que "o futuro Parque Metropolitano do Iguaçu está localizado entre o Canal Extravasor e a margem esquerda do Rio Iguaçu, integrando a Bacia do Alto Iguaçu e terá como função principal a proteção das várzeas do Rio Iguaçu, atuando como área de pulsação de cheias e barreira para a expansão da urbanização", concluiu.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.