Cataratas do Iguaçu/Foz do Iguaçu - Joel Rocha/Seet

Notícias

29/05/2018

Curitiba recebe o Seminário Internacional de Água e Saneamento promovido pelo Rotary Internacional

Reunindo autoridades, técnicos e ambientalistas, o Rotary Clube Internacional promoveu no dia 26 de maio de 2018 no auditório do Canal da Música, em Curitiba, o Seminário Internacional de Água e Saneamento. Durante o encontro o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Requião, falou sobre "Parcerias Inteligentes", junto com o coordenador geral do evento, Antônio Hallage. Glauco falou da importância das parcerias com as entidades sociais para a preservação do meio ambiente. "A questão da sustentabilidade de uma empresa - e mesmo de uma sociedade ou até de um casamento - está ligada ao respeito aos seus valores.

A Sanepar e o Rotary possuem muitos valores em comum e é fundamental que nos coloquemos na posição de quem atua a serviço do meio ambiente, a relação da Sanepar com a sociedade se fortalece na parceria com o Rotary", disse. O diretor também citou as 25 parcerias internacionais de pesquisa e cooperação técnica que a Sanepar mantém hoje, voltadas à busca de soluções para a universalização do saneamento e para o enfrentamento de desafios futuros nessa área. "Ainda temos um número expressivo de populações, dentro e fora do Brasil, sem acesso à água potável. A crise hídrica é um dos grandes desafios da humanidade e ela não atinge apenas a quem não tem água hoje. Por isso, nas questões ambientais, os desafios precisam ser enfrentados conjuntamente. A Sanepar, que se entende como uma empresa ambiental vocacionada ao saneamento, precisa apoiar e participar das soluções para esse problema", disse.

Falando pelo Rotary Internacional, Antônio Hallage lembrou que "historicamente existe uma parceria com a Sanepar, lembrando que existem diversas intenções para novas atividades, como a capacitação de rotarianos, palestras em comunidades e a criação de centros de educação ambiental em diversas cidades", lembrou ele. Também o diretor do Rotary Internacional, Paulo Zanardi, o evento é parte da busca de instituições por soluções e parcerias que mudem hábitos ligados ao desperdício da água, um recurso natural precioso e ilimitado". Glauco também lembrou da revitalização do Rio Iguaçu e das demais ações da Sanepar, como o Moringa Cheia e Se Ligue na Rede.

Também fizeram uso da palavra a PHD venezuelana Isis Mejias, quando tratou da um caso de Educação sobre Água e Saneamento. Outros temas envolveram os desafios e problemas com a água, Gerenciamento e Disponibilidade da Água e Política de Recursos Hídricos. O seminário contou com a presença da equipe jovem do Rotaract e do EcoExpresso da Sanepar, uma unidade de Educação Ambiental.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.