Cataratas do Iguaçu/Foz do Iguaçu - Joel Rocha/Seet

Rio Iguaçu: o maior rio do Paraná

O maior rio do estado do Paraná é o Rio Iguaçu. Ele corta o território paranaense de Leste a Oeste com uma beleza única e grande riqueza natural. Cerca de cinco milhões de pessoas vivem nos 109 municípios com área urbana na Bacia Hidrográfica do Iguaçu.

O Rio Iguaçu tem 67.462 km² de área total, sendo 54.785 km² no Paraná, 10.908 km² em Santa Catarina e 1.768 km² na Argentina. Na região do Alto Iguaçu, são 26 municípios, no Médio Iguaçu, 18 cidades e no Baixo Iguaçu, outros 65 municípios.

O Paraná tem 14 regiões de turismo, sendo que seis delas estão vinculadas ao Rio Iguaçu. Uma das mais importantes é o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, considerado Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas (Unesco).

Cinco usinas hidrelétricas integram o Rio Iguaçu, responsável por 6,54% da produção de energia do país. São elas: Usina Governador José Richa (Salto Caxias), Usina Governador Ney Braga (Salto Segredo) e Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Neto (Foz do Areia), operadas pela Copel, além das usinas de Salto Santiago e Salto Osório.

O Rio Iguaçu tem incrível poder de renovação e elimina ao longo do seu trajeto boa parte do esgoto e do lixo que chegam até ele na Região Metropolitana de Curitiba. Mesmo assim, depende de intervenções do governo e da população para evitar situações desastrosas.

Para revitalizá-lo e garantir sua preservação, o governador do Paraná, Beto Richa, assinou o Decreto n.º1.589/2015. Foi criado, então, o Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu (GGRI), que reúne diversas instituições e parceiros, e hoje é coordenado por Mario Celso Cunha, responsável pela parte técnica e operacional.
Recomendar esta página via e-mail: